Qual a documentação necessária para a locação de um imóvel?
Comprovante de renda para pagar o aluguel no valor correspondente a, pelo menos, três vezes o valor mensal do que ele paga incluindo contas de água, luz, condomínio, etc… Isto pode ser comprovado apresentando-se extratos bancários, caso seja autônomo ou holerites se for registrado. Comprovada esta renda e prestada a garantia com um fiador ou depósito calção ou seguro fiança, continuamos a locação.
Vamos aprofundar estes três tipos de garantia:
- O fiador é conhecido como um grande favor. Este fiador é obrigado a ter um imóvel na mesma região e é responsável caso o locatário não pague suas obrigações.
- O calção é um depósito bancário através de uma conta poupança conjunto entre locador e locatário, no valor de três meses de aluguel depositado à vista até o final da locação. Esta garantia não é recomendada pois pode acabar sendo insuficiente. A ação de despejo pode demorar mais de três meses e o prejuízo de quem está fornecendo o imóvel pode ser grande!
- Seguro Fiança é uma modalidade de seguro como outra qualquer. Você contrata através de um corretor de seguro, comprovando cadastro e renda por um período de um ano ou até o fim do contrato parcelando em até quatro vezes! O valor de um ano de contrato é, em média, de 120 a 130% de um mês dividido entre quatro meses.
Recomenda-se a terceira opção pois a seguradora cumpre o papel e se obriga a fazer o pagamento em dia caso o locatário não pague o aluguel.